Isenção sobre Ganhos de Aluguéis de Imóveis no IR 2023

Muitas pessoas tem dúvidas sobre a isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023, já que o IR é um dos tributos mais temidos pela população. Por isso, trouxemos detalhes sobre o assuntos e esclarecimentos sobre a isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023. Confira detalhes.

Isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023
Isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023

Quando o aluguel é isento de Imposto de Renda?

As pessoas que declaram Imposto de Renda buscam sempre formas de diminuir o valor pago. Além disso, foi aprovado em 2022, o projeto de lei de nº 709 que propõe que o aluguel possa ser colocado na lista de deduções Imposto de Renda.

O documento é de autoria do Senador Alexandre Silveira do PSD de Minas Gerais. Desse modo, a lei propõe que seja permitido a isenção do Imposto aos proprietários. Além disso, todo o valor que foi gasto com aluguel residencial pode ser inserido na lista de deduções.

✓ Saiba mais:

Imagem: Pixabay

Entretanto, vale lembrar que por mais que haja uma forma de minimizar ou diminuir o valor pago do Imposto de Renda, o texto também reitera sobre as possíveis consequências para o omissão ou falseamento do recebimento de aluguéis. Portanto, a multa é de 150% do Imposto devido.

Além disso, é importante destacar que o benefício tem validade até o ano de 2027. Veja mais detalhes e saiba tudo sobre a isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023.


O que pode ser deduzido no valor do aluguel? 

De acordo com o projeto, nem todas as despesas podem postas como gastos dedutíveis. Portanto, os locadores serão isentos com percentual equivalente à 75% do ganho diretamente no Imposto de Renda.

Contudo, o projeto não permite que sejam inseridas as informações como taxa de condomínio, tributos relativos ao imóvel ou IPTU como exemplos de gastos dedutíveis.

Portanto, Vale ressaltar que há regras estabelecidas para que de fato o aluguel possa ser colocado como gasto dedutível.

Imagem: Pexels

Os locadores que recebem o valor superior mensal a R$ 1913,98 e precisam pagar o imposto através do carnê leão.

Sendo assim, tanto o proprietário quanto o inquilino, precisam inserir os valores junto a declaração anual do Imposto de Renda.

✓ Saiba mais sobre esse imposto:

Vale lembrar que as informações ou a omissão de dados podem contribuir para que os documentos caiam na malha fina.

Portanto, veja seguir as informações e saiba detalhes sobre a isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023


Como fazer dedução do IR?

A dedução do IR e a inserção das informações sobre o Imposto de Renda é feito junto ao programa da Receita Federal. Siga o passo a passo abaixo:

  • Acesse o site da Receita Federal clicando aqui;
  • Insira todos os dados;
  • Na aba deduções insira as informações, assim como os valores;
  • Envie.

Fique atento às possíveis irregularidades. Corrija o quanto antes a fim de evitar cair na malha fina. Evite também omitir informações e lucros que teve durante o ano.

Imagem: Pexels

Para mais detalhes sobre a isenção sobre ganhos de aluguéis de imóveis no IR 2023, continue acompanhando este Portal. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.