Pra que Contador? Use essa calculadora de IR 2023 e saiba quanto vai te custar

Antes de realizar a declaração do Imposto de Renda, você sabe como utilizar a calculadora IR 2023? O recurso está disponível em inúmeras plataformas e pode ser acessado de forma gratuita. Portanto, confira abaixo onde acessar a calculadora IR 2023 e saiba como usar.

publicidade
calculadora IR 2023
Fonte: Reprodução/Freepik

Calculadora IR 2023

A Calculadora de Imposto de Renda é uma ferramenta criada para facilitar a declaração a ser realizada pelo contribuinte,  calculando o IR de forma  automática. Além disso, é uma ferramenta que evita os gastos com contador.

Ao optar pelo uso da calculadora do Imposto de Renda, o contribuinte poderá introduzir todas as informações valiosas à declaração do Imposto de Renda, com investimentos e salário, e consultar os valores a serem pagos.

calculadora IR 2023
Fonte: Reprodução/Freepik.

Habilitando a calculadora de IR, um DARF (Arquivo Fiscal Federal) pode ser criado automaticamente para suas negociações na B3 (Bolsa de Valores), desde que a negociação seja feita por uma corretora.

No entanto, ainda com a compreensão do modus operandi da calculadora, muitos declarantes ficam em dúvida sobre a dispensa ou não do contador na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda.

Por segurança, ainda que o declarante opte pelo uso da calculadora do IR 2023, é possível continuar contratando os serviços do contador e conferir os cálculos apresentados por este, a parte dos resultados da calculadora.

Atualmente, inúmeros sites, corretoras e até Instituições Financeiras fornecem esse tipo de serviço aos brasileiros. Além disso, o mais interessante da modalidade é sua disposição de forma rápida e gratuita.

calculadora IR 2023
Fonte: Reprodução/Freepik.

A Calculadora de IR também organiza suas informações de forma semelhante ao planejamento tributário federal, facilitando sua declaração de imposto de renda, facilitando na hora da separação dos documentos.

Basta ter acesso ao relatório específico disponível para o efeito na ferramenta e copiar a informação, ou as informações, do programa para o programa de declaração do Imposto de Renda ou pelo app Meu IR.


Serviços disponíveis

Ao optar pelo acesso à calculadora, o declarante terá uma vasta gama de serviços à sua disposição. Esses serviços estão relacionados aos investimentos, IRRF, despesas com saúde e educação, dentro outros.

 

Fonte: Reprodução/Freepik.
  1. Investimentos e Ações na B3: uma das ferramentas é o controle instantâneo e do cálculo do imposto de renda de suas transações financeiras no mercado de ações. Assim, aos declarantes com ações na Bolsa de Valores que não sabem como declaração ao a alíquota de pagamentos dos Impostos, a Calculadora agiliza tais serviços
  2. Geração automática de DARF: a DARF, gerada automaticamente, inclui todos os dados recebidos calculados e preenchidos pelo declarante. Basta emitir documentos e pagar. Ou seja, o pagamento dos impostos e estar em dia com o Fisco Federal se tornou uma atividade mais simples e rápida.
  3. Relatórios curtos e detalhados: visualize os resultados de negócios lucrativos no mercado de ações por meio de agentes imobiliários em um só lugar. Assim, a calculadora também permite com que o declarante tenha acesso ao relatório detalhado dos impostos pagos e a pagar
  4. Cálculo Retroativo: A calculadora possui uma ferramenta específica de cálculo e consultas prévias. Assim, o brasileiro poderá consultar os valores a serem pagos em relação às atividades do mês anterior. No entanto, essa ferramenta em específico não está liberada de forma gratuita. Assim, a média em reais para ter acesso ao serviço é de R$ 30,00.

Confira abaixo a lista de sites, Instituições Financeiras e outras agências e sites financeiros que fornecem o serviço da calculadora IR 2023 de forma gratuita. Assim, basta acessar o link e calcular:

  1. Calculadora ModalMais: acesse o link.
  2. Calculadora Mobilis: acesse o link.
  3. Matérias em Imposto de Renda 2023 sobre IR 2023: acesse o link.

Confira as informações sobre o Imposto de Renda para quem tem filhos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

publicidade
Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.