O Carnê Leão 2023 funciona como uma guia de pagamento no qual reúne os tributos e os valores a serem quitados pelo contribuinte. Em virtude disso, separamos informações sobre o Carnê Leão 2023 assim como dados sobre a tabela, o preenchimento e a DARF.
O que é Carnê Leão 2023?
O Carnê Leão pode ser entendido como o recolhimento mensal e direcionado às pessoas físicas vindas do exterior ou trabalhadores que não atuaram pelo regime de CLT ou seja autônomos e profissionais liberais.
É importante lembrar que as pessoas que precisam realizar a declaração dos rendimentos por meio do carnê-leão são os locadores de imóveis.
Desse modo, as pessoas que recebem um valor acima de R$ 1903,98 mensais e não sofrem o processo de retenção na fonte precisam realizar a declaração por meio do carnê-leão.
O procedimento é feito de forma online por meio do site da Receita Federal. Veja a seguir mais detalhes e saiba como preencher o Carnê Leão 2023.
✓ Veja informações muito importantes para não errar na declaração de IR:
Como preencher o Carnê Leão 2023?
O carnê-leão existe desde o final dos anos 70 e como explicitado é direcionado às pessoas que não possuem vínculo empregatício. Além disso, é uma forma de analisar as taxas de operações dos tributos relacionados aos profissionais liberais e autônomos.
Assim como um livro caixa, ocarnê-leão deve conter todas as informações referentes ao ano anterior.
Importante lembrar que este documento também possibilita as deduções, ou seja, o contribuinte insere as informações referentes aos gastos no ano anterior e pode ter a chance de pagamento de multa diminuídas consideravelmente.
É importante lembrar que nas informações devem conter as despesas relacionadas aluguel, IPTU Condomínio, água, luz, internet, INSS, FGTS e afins. Outra dúvida é se de fato o contribuinte que não atingiu o valor mensal precisa realizar o preenchimento do carnê leão, e a resposta é sim.
Veja a seguir como funciona o preenchimento do carnê leão:
- Acesse o Portal da Receita Federal clicando aqui;
- Vá para meu imposto de renda;
- Clique em declarações;
- Vá para acessar o carnê-leão e Insira os dados.
Continue acompanhando e veja como funciona o cálculo do Carnê Leão 2023.
Como funciona o cálculo?
O cálculo do carnê-leão é feito em relação às alíquotas estabelecidas pela Receita Federal. Vale lembrar que o percentual pode variar entre 7,5% até 27,5%.
Entretanto, é bom destacar que mesmo a declaração do carnê-leão, caso o contribuinte seja servido nas regras de declaração anual de Imposto de Renda, o procedimento precisa ser feito normalmente.
É importante lembrar que o pagamento precisa ser quitado no prazo limite do último dia útil do mês subsequente ao que se refere a data do recebimento. Caso tenha perdido o prazo, a segunda via pode ser acessada de forma online e junto ao portal.
Como acessar a DARF?
O documento de arrecadação de Receitas Federais pode ser acessado por meio do site. Para isso basta seguir o passo a passo:
- Acesse o Portal da Receita Federal na aba regularize clicando aqui;
- Clique em emitir guia de pagamento;
- Informe o CPF do contribuinte;
- Insira o número de inscrição;
- Eimita o documento.
De acordo com o novo sistema virtual do carnê-leão, as informações podem ser inseridas através do portal e-cac, por nome de centro virtual de atendimento. Um login é necessário para ter acesso ao sistema.
Para mais detalhes sobre o Carnê Leão 2023, continue acompanhando este portal.
✓ Evite transtornos e multas, se informe bem sobre a declaração de IR: