A DIRF 2023 tem sido muito buscada na internet. Entre as principais dúvidas estão formas de consulta, declaração e como preencher a DIRF 2023. Continue acompanhando mais detalhes e saiba tudo sobre o assunto.
O que é DIRF?
A Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte mais conhecido como DIRF, precisa ser entregue por um grupo seleto de pessoas, sendo que a principal função do documento é trazer declarações junto à Receita Federal sobre determinados valores.
O esclarecimento precisa ser feito a fim de evitar problemas com o fisco e o contribuinte ser acusado de sonegação fiscal.
É importante lembrar que o documento precisa ser gerado em um prazo determinado pela Receita Federal, o procedimento é feito online como forma de agilizar a entrega da declaração . Veja a seguir mais detalhes e saiba quem precisa entregar a DIRF 2023.
✓ Veja outros temas que também despertam dúvidas:
Quem precisa preencher a DIRF 2023?
A entrega da declaração pode ser feita por pessoas físicas e jurídicas que tiveram o tributo retido. O Imposto de Renda Retido na Fonte funciona como um desconto feito pela Receita Federal junto à conta do contribuinte.
Esses descontos são para pessoas com trabalho formal, mas que segundo as regras da Receita Federal recebem um valor acima do estipulado e precisam entregar a declaração.
Sendo assim o documento pode ser entregue por:
- Empresas públicas;
- Empresas privadas;
- Organização de caráter individual;
- Condomínios edilícios.
Pode haver exceção à regra nas seguintes condições:
- Empresas que são responsáveis por Desportos olímpicos;
- Candidatos eleitorais;
- Residentes do exterior que necessitam realizar pagamentos aos serviços financeiros.
Como falado, o documento precisa ser entregue no prazo determinado. Caso o contribuinte não obedeça essa condição está suscetível a multa de 2% ao mês sobre o montante da declaração do tributo.
Os cadastrados no Simples Nacional que não entregarem a declaração podem pagar uma multa equivalente a R$ 200, os demais a multa mínima é de R$ 500. Continue acompanhando e saiba como realizar o preenchimento da DIRF 2023.
Como declarar o IR retido na fonte?
O procedimento é feito de forma online. Sendo assim, o contribuinte precisa acessar o programa disponibilizado pela Receita Federal. Todo o procedimento é feito pelo Programa Gerador de Declarações. Veja o passo a passo abaixo:
- Acesse o portal do Governo Federal clicando aqui;
- Vá para programa gerador de declarações;
- Faça o download;
- Escolha o software para o seu dispositivo;
- Clique em concluir para finalizar download;
- Preencha os dados pedidos pela declaração;
- Realize o envio.
Após a realização do procedimento, o contribuinte pode consultar o resultado e fazer o acompanhamento de outras possíveis declarações junto ao Portal da Receita Federal. Veja como realizar o procedimento abaixo.
Como consultar a DIRF 2023?
A consulta da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte pode ser feita por meio do site da Receita Federal. Por meio desse mecanismo, é possível verificar se houveram pendências e irregularidades, assim como divergências nas informações a fim de que haja a correção em tempo hábil.
A DIRF é a Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte, feita pela FONTE PAGADORA, ou seja quem efetua pagamentos e retém imposto de renda na fonte.
Fonte: Portal Receita Federal
Para acessar os documentos inseridos no nome do cadastrado, basta clicar na aba “Obter cópia de declaração”. Para mais detalhes sobre a DIRF 2023, continue acompanhando este Portal.