Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023?

Com os prazos de declaração do imposto de renda chegando, dúvidas sobre quem tem imposto de renda retida na fonte precisa declarar IR 2023 surgem. Por isso, leia o artigo abaixo e descubra quais são as regras para declaração do imposto de renda 2023 e veja tudo o que você precisa saber.

Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023.
Fonte: Reprodução.

Imposto de Renda

Você já sabe que o conhecido imposto de renda, ou o Fisco, deve ser quitado anualmente. No entanto, essa cobrança é mensal e pode ser descontada do valor que você recebe.

O chamado imposto de renda retido na fonte (IRRF), diz respeito a retenção de valor e ocorre no caso de salários e remunerações, além de prestações de PJ’s incluindo também aluguéis e royalties, e participações.

Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023?
Fonte: Reprodução.
Nesses casos, o fisco vai até a fonte, realizando a coleta direta. Por exemplo, no caso de salários, o imposto será pago pelos trabalhadores que ganham, ao menos, R$ 1.903,89 mensais, caso contrário, isento de imposto de renda retido na fonte.

O que é imposto retido na fonte?

Se você apresentou sua declaração de imposto de renda, é necessário explicar o que foi retido? Se você pretende recuperar parte dessa retenção e puder fazê-lo, recomendamos que explique o que foi retido (declaração).

Mesmo que sua renda tenha sido inferior a R$ 28.559,70 em 2022, você deve comprovar que não reteve imposto na fonte em nenhum mês, mesmo que não seja obrigado a declarar o imposto de renda.

Isso pode acontecer, por exemplo, nos meses de recebimento de salários e férias. Vale a pena conferir os boletos e holerites. Como vimos, você deve preencher sua declaração anual de imposto de renda para recuperar o valor retido.

Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023?
Fonte: Reprodução.

A declaração comprova que o imposto foi pago e possibilita a solicitação da restituição. Essas informações devem corresponder aos dados fornecidos pelo contratante, ou seja, aquele que pagou por ela.

O extrato, denominado DIRF, exige que você insira outras informações, se disponíveis, como despesas médicas, despesas com educação, empréstimos e financiamentos.

Segundo a Receita Federal, a restituição ocorre quando o contribuinte paga mais imposto do que deveria. Os reembolsos serão calculados na sua declaração de acordo com as despesas dedutíveis informadas.


Envio de Informações ao Fisco

Quando você enviar suas receitas e despesas anuais, o IRS determinará o valor pago de impostos adicionais ou receberá um reembolso. O IR retido é um imposto esperado, portanto parte de seu valor pode ser recuperado. Fique atento!

No entanto, esse cálculo depende de suas despesas e renda tributável. Quanto mais despesas dedutíveis você declarar, maior a probabilidade de ser reembolsado pelo IRRF.

Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023.
Fonte: Reprodução.

Uma dica é guardar todos os comprovantes e recibos de suas despesas dedutíveis ao longo do ano para garantir o reembolso total do imposto de renda retido na fonte.

Mas o que é rendimento tributável na declaração? Rendimento tributável, como o próprio nome indica, é o montante que o contribuinte recebe, neste caso o imposto sobre o rendimento.

Portanto, essas informações são essenciais para o cálculo preciso dos impostos e valores de reembolso (se aplicável) e devem ser preenchidas com cuidado. Fique atento pois se preencher errado, podem haver cobranças indevidas.

Uma declaração errada pode causar problemas, então tome cuidado. Abaixo, deixamos uma lista de rendimentos tributáveis para você ficar atento e aproveitar das oportunidades:

  1. Rendimentos no Exterior;
  2. Aluguéis;
  3. Pensões e Aposentadorias;
  4. Salários, 13º e remunerações pro estágio (lembre-se que estagiário não recebe salário, mas remuneração);
  5. Comissões;
  6. Remunerações de Serviços Prestados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.8 / 5. Número de votos: 19

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.