Programa Imposto de Renda 2023: Como Usar e Download Gratuito

Para facilitar o pagamento dos impostos referentes aos ano de 2022, o Fisco disponibilizou o Programa Imposto de Renda 2023, para facilitar o acesso às informações, declarações, além de pagamentos e recebimentos aos quais o declarante faz jus. Veja tudo o que você precisa saber sobre o Programa Imposto de Renda 2023.

Programa Imposto de Renda 2023.
Fonte: Reprodução/FRD.

Programa Imposto de Renda 2023

A Receita Federal liberou em 2023 o uso do aplicativo Imposto de Renda. Sua principal função é simplificar os processos de declaração, pagamentos e acesso às alíquotas de 2023.

Somente para 2023, a expectativa é que o uso do programa ultrapasse a marca de 3 milhões de inscritos e usuários. Assim, o aumento do número de brasileiros com acesso às informações do Imposto de Renda aumenta proporcionalmente.

A ação é uma tentativa do Governo Federal de diminuir o número de não declarantes no imposto de renda. Estima-se que somente em 2022, mais de 10 milhões de brasileiros não declararam o imposto de renda.

Assim, o programa é uma alternativa aos não declarantes e uma forma encontrada pelo Governo para evitar a evasão dos brasileiros quanto à obrigação de declarar o Imposto de Renda 2023.

Programa Imposto de Renda 2023.
Fonte: Reprodução/Freepik.

Em 2022, cerca de 6,5% dos declarantes fizeram suas declarações através do aplicativo. Em 2021, os números de usuários utilizando o aplicativo bateram a marca de 4% do número total.


Onde baixar e como usar

A declaração do Imposto de Renda pode ser realizada através de alguns mecanismos, já disponíveis pelo Governo Federal:

  1. App Meu Imposto de Renda;
  2. Através do Software (normalmente, utilizado por empresas de contabilidades, especializadas no serviço);
  3. Através do e-CAC (acesse o link).

A Receita Federal criou o Meu Imposto de Renda para facilitar a vida de quem precisa declarar o IR 2023. Além disso, para que nenhum usuário seja prejudicado, é possível encontrar o aplicativo disponível para Android e iOS.

Baixe o aplicativo Meu Imposto de Renda para Android aqui.

Baixe o aplicativo Meu imposto de Renda para iOS aqui.

Para usar o aplicativo Meu Imposto Renda, você deve baixar a versão compatível com seu dispositivo móvel, conforme links mencionados acima (também disponível para quem não quer usar o app).


Informações para uso do App

É necessário que o usuário possua algumas informações básicas para iniciar seu processo de declaração do imposto de renda, quais sejam:

  1. CPF e data de nascimento;
  2. Código de Segurança (o mesmo código utilizado quando o usuário acessa sua conta diretamente no site do Governo Federal).

Após acessar, o usuário verá uma interface com algumas informações, como declarações realizadas nos últimos 5 anos, status das declarações (realizada, recebida, confirmada e concluída).

Programa Imposto de Renda 2023.
Fonte: Reprodução/Freepik.

Quando o usuário acessar a declaração do Imposto de Renda 2023, verá que as informações constam como “Não Iniciado“, caso a declaração ainda não tenha sido realizada.

Em seguida, toque no ícone “+” no canto inferior direito da caixa “2023”. Assim, o usuário terá duas opções, como “Iniciar declaração do ano anterior” e “Iniciar declaração”, a primeira é verde e a segunda é azul.

Caso tenha a declaração do ano passado no celular ou computador, escolha a primeira opção e o documento antigo do IRPF. Assim, você pode transferir um arquivo IR de um computador para um telefone celular via Bluetooth, cabo ou e-mail.

Fonte: Reprodução/Freepik.

Se não houver recebimento, selecione a outra opção e crie uma palavra-chave para o demonstrativo de resultados. Além disso, é necessário informar que está de acordo com o termo escolhido.

Selecione a identificação no menu principal do aplicativo. Em seguida, insira seus dados pessoais e de contato. O aplicativo pedirá seu cadastro eleitoral, NIT/PIS ou Pasep, CEP, e-mail e telefone.

Para incluir seu dependente, acesse o menu e selecione “Membros da Família”. Informe o CPF, nome completo, data de nascimento e NIT, PIS ou PASEP de cada pessoa inscrita no IR.

Depois de concluir cada entrada, toque no botão “Salvar” na parte inferior da tela. Aqueles que foram adicionados aparecerão na tela “Lucro”. Assim, os itens podem ser alterados, adicionados e excluídos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.