Você sabe quais são os impactos do aumento do salário no IR 2024? O aumento do salário mínimo 2024 traz inúmeras mudanças aos brasileiros e vale a pena ficar de olho para você não perder nenhum direito. Veja abaixo a lista dos benefícios que serem com os impactos do aumento do salário no IR 2024.
Impactos do aumento do salário no IR 2024
O salário mínimo é reajustado anualmente e, a cada reajuste, os valores das tabelas do IRPF e do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) devem ser revistos.
Nos últimos anos, o salário base dos brasileiros aumentou significativamente. Assim, o aumento é sempre uma tentativa de superar os altos índices inflacionários enfrentados pela economia brasileira.
No entanto, nenhuma alteração foi feita nos formulários de imposto de renda pessoal. No entanto, não seria surpresa para você que, como contribuinte, seja importante entender por que e como as mudanças precisam ser feitas.
Segundo a Receita Federal, as alterações não foram realizadas porque os índices que influenciam na necessidade de declarar o Imposto de Renda continuam os mesmos.
Em caso de alteração na tabela, seguindo o aumento do salário mínimo, as taxas de isenção passam por alteração também. Atualmente, as isenções correspondem a tabela 2014 (tratamos delas em artigo específico).
Embora seja uma prática incomum, aconteceu em quatro governos diferentes nos últimos 20 anos. Por isso, é importante estar atento e se preparar para as novidades de 2024.
Mudanças no Imposto de Renda
O processo de adequação da tabela da IR 2023 de deve ser feito anualmente com o novo valor do salário mínimo. Quando o governo não o corrige, acaba prejudicando a parcela da população isenta de impostos.
Ajustes periódicos aumentariam as chamadas incentivos fiscais, os quais reduzem a receita do governo. As conversões implícitas estão associadas a momentos difíceis para as contas públicas.
Em 2017, as contas públicas registraram déficit primário recorde de 15 ,25 bilhões de reais. Este valor equivale a 2,4% do PIB do nosso país. Ou seja, quando há aumento do salário mínimo, é uma tentativa de reverter essa situação.
Uma correção no IR beneficiaria os trabalhadores brasileiros que ganham mais de R$ 1.903,98 por mês, que entrariam para a lista de brasileiros isentos da obrigação de declarar o Imposto de Renda.
Assim, aqueles que ganham menos que esse valor em 2024 não precisam declarar, pois estão acima do salário fixo médio e, portanto, estão isentos de imposto de renda pessoal.
O governo federal submete as alterações ao formulário direto ao Imposto de Renda – Fisco Federal. Portanto, é de suma importância compreender o processo de preenchimento da declaração.
O Imposto de Renda e o INSS
Assim como o IR, as alíquotas do INSS mudam com o novo valor do salário mínimo. As contribuições são pagas aos segurados no regime geral de previdência social e o valor arrecadado é devolvido ao setor público.
A tabela da contribuição social salarial segue salariais:
- 8% para quem recebe 1 salário mínimo e meio;
- 9% para quem recebe de 1,5 salário mínimo à 2 salários;
- 11% para quem recebe mais que 2 salários mínimos.
Parcelas devem ser pagas pela tabela mensal de contribuição do INSS. Portanto, observe que as categorias de trabalhadores domésticos, voluntários de baixa renda e trabalhadores avulsos têm prazos e alíquotas diferentes.
Assim, é importante acompanhar os aumentos salariais fornecidos pelo governo federal pois eles diretamente interferirão nas mudanças e nas alíquotas pagas ao Fisco Federal.