Contribuintes da Receita Federal buscam saber como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda 2023.Se essa também for a sua dúvida, separamos detalhes sobre a declaração e dicas de como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda 2023.
O que é Imposto de Renda?
O Imposto de Renda é um tributo cobrado com a principal intenção de entender sobre o crescimento de uma nação. Anualmente, os contribuintes entregam um documento com o nome de declaração e insere todos os ganhos e lucros que obtiveram no ano anterior.
Após análise, a Receita Federal vai identificar possível inadimplências e erros. Caso tiver, o declarante vai precisar corrigir o documento e possivelmente pagar uma multa.
Se a declarção estiver correta e for identificado que ocontribuinte pagou além do necessário, a Receita vai devolver o valor em formato de lotes, ou seja, com um calendário determinado pelo órgão. Veja a seguir quem precisa entregar a declaração.
✓ Veja também:
- Diferença entre Dependente e Alimentando no Imposto de Renda 2023
- Como Declarar Imposto de Renda Fora do País em 2023
Quem precisa declarar o IR?
A Receita Federal estabelece o grupo específico para a entrega da declaração de IR. O valor da renda, assim como vendas e bens são alguns requisitos que fazem com que um indivíduo seja contribuinte da Receita. Entre os grupos necessários, podemos citar:
- Pessoas que receberam rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
- Investidores do mercado de ações;
- Quem realizou transações comerciais acima de R$ 300 mil;
- Residentes no Brasil.
Na declaração é fundamental que não haja omissão dos ganhos, sobre risco de cair na malha fina. Veja mais detalhes sobre como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda 2023 a seguir.
O que é malha fina do Imposto de Renda 2023?
A malha fina da Receita Federal é um lugar em que os contribuintes jamais querem estar, já que indica que a declaração está incorreta e, portanto, divergente com os dados analisados pelo órgão.
A declaração quando cai na malha fina fica retida e impede que o declarante possa receber possíveis valores de restituição. Dados divergentes e informações faltantes são os principais erros.
Caso haja uma incongruência dos dados, o orgão informa ao contribuinte que tem o dever de corrigir; Mas caso passe do prazo e o mesmo não tenha feito a correção total, o documento pode cair na malha fina e o declarante vai precisar explicar sobre os possiveis valores sonegados ou dados omissos.
Como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda 2023
As prinipais formas de evitar cair na malha fina é ser sincero com a Receita Federal e informar toda a situação financeira do ano anterior. Para evitar que você caia na malha fina, separamos alguns erros mais comuns e o que deve ser feito para evitar ter a declaração do IR retida. Confira:
- Omissão de rendimentos do titular e dependente;
- Despesas médicas não confirmadas;
- Despesas médicas que não podem ser deduzidas;
- Pensão alimentícia não oficial.
A pensão só deve ser inserida na declaração se autorizada pelo judiciário. É preciso atnetar sobre as despesas médicas, gastos com remédios e atividades como massagista, nutricionista e compra de óculos, por exemplo, não podem estar na lista de decução.
✓ Veja mais detalhes e fuja da malha fina:
- Como Declarar BDR do Nubank no Imposto De Renda 2023
- Como Declarar Pis/Pasep no Imposto De Renda 2023
Quando o titular informa sobre as despesas médicas, o local ou o profissional precisa confirmar os dados, por isso, uma dica é inserir imagens comprovando os gastos.
As informações sobre os dependentes precisam ser completas, incluindo não somente despesas, mas também rendimentos. Para mais detalhes sobre como evitar cair na malha fina do Imposto de Renda 2023, continue acompanhando este portal.