Quem gastou com saúde em 2022 terá uma surpresa na hora de declarar o Imposto de Renda em 2023, isso porque gastos com saúde no IR 2023. Veja abaixo quais gastos entram nessa lista e se prepare para declarar o Imposto de Renda 2023 sem deixar nenhuma informação passar.
O IR e os Planos de Saúde
Quando o assunto é IR, quanto mais despesas forem declaradas, maiores serão as franquias médicas, hospitalares e de seguro saúde que podem ser incluídas em suas declarações de imposto de renda de 2023.
Quanto maior for o número de declarações, maior pode ser o percentual de reembolso. Assim, as informações podem contar com a comprovação de faturas, recibos e contratos de serviços, não havendo limite para declaração e desconto.
As declarações também interferem nos planos de saúde. A dinâmica é proporcional, quanto maior à declaração, maior a franquia. Assim, desde o início do ano a ser declarado, vale manter os comprovantes guardados para o IR.
Os vouchers devem ser guardados por no mínimo cinco anos, pois o fisco federal pode questionar o valor declarado nesse período. As declarações de despesas devem ser feitas no formulário pago no modelo de declaração completa.
Por exemplo, é o que acontece em casos de consulta ou exame médico pago pelo declarante ou dependente. Para isso, você também deve ter cadastrado a pessoa no formulário “Dependente“.
Para quem está perdido quanto aos formulários, todos estão presentes na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda 2023. Se você possui contador, ele lhe alertará sobre a hipótese. Para quem fará sozinho, o site é bem intuitivo.
Pagamentos Efetuados do IR
O local correto para realizar a dedução de despesas médicas é chamado modelo de valor total. Existe outro modelo simplificado, em que o requerente substitui todas as deduções por um desconto simplificado.
Além disso, o contribuinte deve estar atento ao abatimento de 20% do lucro tributável: o limite nesses casos não pode ultrapassar o teto e limite máximo de R$ 16.754,00.
Assim, atenção total na hora de realizar a declaração, sobretudo se feita sem a presença de um advogado ou contador: cada declaração possui um modelo mais adequado, fique atento conforme suas necessidades e contribuições.
Caso todos os valores de custo sejam superiores ao desconto para o modelo simplificado, o requerente deverá selecionar o modelo completo. Por isso, é válido manter em mãos todos os documentos. Veja abaixo reflexos dos gastos com saúde no IR 2023.
Declaração feita pelo contribuinte
Não há dica melhor para o contribuinte do que esta: preencha, ainda que seja o formulário simplificado, como se estivesse entregando o completo. Assim, diminuirá as chances de erro na declaração.
- Quem tem imposto de renda retido na fonte precisa declarar IR 2023?
- Quem Ganha na Loteria Precisa pagar Imposto de Renda?
Desta forma, use do algoritmo do programa do governo federal para declarar: à análise de dados permite com que a IA (Inteligência Artificial) realizada uma análise automática e verifique as informações dos formulários.
Ao acessar o site do governo federal para dar início à sua declaração, você verá no canto inferior esquerdo que há uma opção de análise dos dados declarados pelo contribuinte.
No entanto, o recurso não está livremente disponível: é necessário preencher todas as informações que digam respeito ao desconto ao qual o contribuinte deseja acessar. Sem que isso ocorra, o mesmo não fará jus ao desconto.
Assim, fique atento aos prazos para realizar a declaração. Ainda que o site seja intuitivo, caso você acredite não dar conta de declarar, busque auxílio de um advogado, contador ou economista.