Medo na hora de declarar o IR e cometer algum erro no imposto de renda? O Imposto de Renda 2023 irá te ajudar. Assim, por mais difícil que pareça, é possível realizar uma declaração clara, simples e livre de erros que podem acarretar em multas. Confira os passos para evitar erro no imposto de renda.
Erro no imposto de renda
Inúmeras são as possibilidades do contribuinte cometer um erro na hora de declarar o Imposto de Renda. Isso ocorre porque são muitas informações a serem preenchidas e assinadas.
Além disso, o contribuinte deverá garantir que as informações estão de acordo com os documentos apresentados. Assim, muitos sequer se preocupam com a manutenção e em guardar os documentos comprobatórios de lucros e despesas.
O medo do erro no imposto de renda é compartilhado por muitos brasileiros. O Fisco é intimidador, assim para evitar ser pego em uma malha fina ou ter que acertar contas com a Receita Federal, fique atento aos detalhes.
Portanto, confira abaixo a lista de erros comuns na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo foi prorrogado e os contribuintes devem entregar os documentos até 31 de dezembro.
- Veja todas as informações sobre o IR 2023 clicando aqui!
Tipos de renda na declaração de IR
Existem três tipos de renda em uma declaração de IR:
- Rendas Tributáveis: envolvem valores recebidos pelo contribuinte, como salários, lucros e aluguéis.
- Rendas e Receitas não tributáveis: relacionadas às poupanças, por exemplo, e dizem respeitos aos rendimentos não cobertos pelas regras do Fisco e isentos de impostos.
- Rendas de Tributação Exclusiva: incidem sobre juros de ações na B3, por exemplo.
Deve-se tomar cuidado ao escolher o formato correto para relatar os valores. Por exemplo, se você precisar informar renda de aluguel, deverá usar o Formulário de Renda Tributável.
Assim, para declarar o recebimento de dividendos de fundos de ações ou fundos imobiliários, deverá informar o valor no formulário de rendimentos isentos de impostos.
Portanto, escolha o formulário de declaração de acordo com as informações que você precisa declarar. Caso preencha as informações em um formulário incorreto, poderá acarretar erros e até mesmo na malha fina, por erro no imposto de renda.
- Não quer pagar Imposto de Renda? COMPROVE esta condição e fique liberado!
Investimentos isentos de IR
O imposto de renda é isento em alguns casos, mas investimentos como poupança, LCI, LCA, CRI, CRA, bônus de incentivo e venda de ações que não excedam R$ 20.000 por mês devem ser incluídos na declaração anual.
Esses ativos devem ser relatados no Formulário de Bens e Direitos. Em Status 31/12/2021, insira o número total de títulos para esta data. Além disso, em ‘situação em 31 de dezembro de 2022‘, insira o valor total investido em títulos até esta data.
Ele simplesmente repete o valor declarado no ano anterior. Deixe este campo em branco caso não tenha título em 2022. No entanto, ainda com a isenção do Imposto de Renda, a declaração é obrigatória. Não deixe de declarar.
- Isso sim é mordida do Leão! Conheça as piores multas do Imposto de Renda
Lucros na B3
Um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de declarar o imposto de renda é não declarar seus ganhos na bolsa de valores. Portanto, de início, você já sabe que tais lucros devem ser declarados.
Por exemplo, depois de vender uma ação, o contribuinte deve preencher um formulário de renda variável. Relate o lucro ou prejuízo mensal total para cada tipo de ativo e operação usando o símbolo – para prejuízo.
Basta inserir um valor de zero para os meses que não estão operacionais. Observe que o IR só é exigido para ganhos de capital acima de R$ 20.000. A não comunicação de ganhos de estoque pode resultar em multas e juros.
Investimentos no Exterior
Independentemente do valor, quem investe no exterior também é obrigado a declarar. Ou seja, as declaração não precisam ser na bolsa nacional para acarretar constarem na declaração de 2023.
Os investidores devem preencher o Formulário de Bens e Direitos com o número da conta, país, nome do investimento e instituição financeira e o número correspondente ao CNPJ.
Por valor, você deve indicar quanto investe em moeda estrangeira. Assim, preencha os valores reais, sem esconder os verdadeiros lucros ao Fisco, mantendo-se em dia com as obrigações e com a Receita Federal.
Portanto, esses são os erros mais comuns que os declarantes cometem na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda. Assim, a atenção aos detalhes é a chave para uma declaração livre de erros.
- Confira as informações sobre o Imposto de Renda para quem tem filhos!