3 erros que você NÃO PODE cometer na declaração do IR 2023!

Medo na hora de declarar o IR e cometer algum erro no imposto de renda? O Imposto de Renda 2023 irá te ajudar. Assim, por mais difícil que pareça, é possível realizar uma declaração clara, simples e livre de erros que podem acarretar em multas. Confira os passos para evitar erro no imposto de renda.

erro no imposto de renda
Fonte: Reprodução/ Freepik

Erro no imposto de renda

Inúmeras são as possibilidades do contribuinte cometer um erro na hora de declarar o Imposto de Renda. Isso ocorre porque são muitas informações a serem preenchidas e assinadas.

Além disso, o contribuinte deverá garantir que as informações estão de acordo com os documentos apresentados. Assim, muitos sequer se preocupam com a manutenção e em guardar os documentos comprobatórios de lucros e despesas.

O medo do erro no imposto de renda é compartilhado por muitos brasileiros. O Fisco é intimidador, assim para evitar ser pego em uma malha fina ou ter que acertar contas com a Receita Federal, fique atento aos detalhes.

Portanto, confira abaixo a lista de erros comuns na hora de preencher a declaração do Imposto de Renda (IR). O prazo foi prorrogado e os contribuintes devem entregar os documentos até 31 de dezembro.


Tipos de renda na declaração de IR

Existem três tipos de renda em uma declaração de IR:

  1. Rendas Tributáveis: envolvem valores recebidos pelo contribuinte, como salários, lucros e aluguéis.
  2. Rendas e Receitas não tributáveis: relacionadas às poupanças, por exemplo, e dizem respeitos aos rendimentos não cobertos pelas regras do Fisco e isentos de impostos.
  3. Rendas de Tributação Exclusiva: incidem sobre juros de ações na B3, por exemplo.

Deve-se tomar cuidado ao escolher o formato correto para relatar os valores. Por exemplo, se você precisar informar renda de aluguel, deverá usar o Formulário de Renda Tributável.

erro no imposto de renda
Fonte: Reprodução/Freepik

Assim, para declarar o recebimento de dividendos de fundos de ações ou fundos imobiliários, deverá informar o valor no formulário de rendimentos isentos de impostos.

Portanto, escolha o formulário de declaração de acordo com as informações que você precisa declarar. Caso preencha as informações em um formulário incorreto, poderá acarretar erros e até mesmo na malha fina, por erro no imposto de renda.


Investimentos isentos de IR

O imposto de renda é isento em alguns casos, mas investimentos como poupança, LCI, LCA, CRI, CRA, bônus de incentivo e venda de ações que não excedam R$ 20.000 por mês devem ser incluídos na declaração anual.

Esses ativos devem ser relatados no Formulário de Bens e Direitos. Em Status 31/12/2021, insira o número total de títulos para esta data. Além disso, em ‘situação em 31 de dezembro de 2022‘, insira o valor total investido em títulos até esta data.

Ele simplesmente repete o valor declarado no ano anterior. Deixe este campo em branco caso não tenha título em 2022. No entanto, ainda com a isenção do Imposto de Renda, a declaração é obrigatória. Não deixe de declarar.


Lucros na B3

Um dos principais erros que as pessoas cometem na hora de declarar o imposto de renda é não declarar seus ganhos na bolsa de valores. Portanto, de início, você já sabe que tais lucros devem ser declarados.

erro no imposto de renda
Fonte: Reprodução/Freepik

Por exemplo, depois de vender uma ação, o contribuinte deve preencher um formulário de renda variável. Relate o lucro ou prejuízo mensal total para cada tipo de ativo e operação usando o símbolo – para prejuízo.

Basta inserir um valor de zero para os meses que não estão operacionais. Observe que o IR só é exigido para ganhos de capital acima de R$ 20.000. A não comunicação de ganhos de estoque pode resultar em multas e juros.


Investimentos no Exterior

Independentemente do valor, quem investe no exterior também é obrigado a declarar. Ou seja, as declaração não precisam ser na bolsa nacional para acarretar constarem na declaração de 2023.

Fonte: Reprodução/Freepik

Os investidores devem preencher o Formulário de Bens e Direitos com o número da conta, país, nome do investimento e instituição financeira e o número correspondente ao CNPJ.

Por valor, você deve indicar quanto investe em moeda estrangeira. Assim, preencha os valores reais, sem esconder os verdadeiros lucros ao Fisco, mantendo-se em dia com as obrigações e com a Receita Federal.

Portanto, esses são os erros mais comuns que os declarantes cometem na hora de realizar a declaração do Imposto de Renda. Assim, a atenção aos detalhes é a chave para uma declaração livre de erros.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 2.5 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.