Muitas pessoas tem dúvidas de como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023. Por conta disso, separamos informações sobre como realizar o procedimento, inserir as informações e a melhor forma de como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023.
É obrigatório declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?
Muitas pessoas têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de declaração do Saque do FGTS junto ao Imposto de Renda. É importante lembrar que a Receita Federal só exige que o valor seja inserido na declaração caso o contribuinte esteja entre o grupo que precisa declarar o tributo.
Isto é, o órgão informa que é necessário haver a declaração em duas situações: se o valor do saque ultrapassar os R$ 40.000 ou se o contribuinte estiver inserido no público alvo.
✓ Veja também:
- Como Declarar Imóvel Financiado no Imposto de Renda 2023
- Como Evitar Cair na Malha Fina do Imposto de Renda 2023
A principal explicação é pelo fato de que o saque do FGTS em sua grande maioria é isento de declaração, exceto nas situações explicadas acima. Veja a seguir as informações e saiba como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023.
Precisa declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023 de anos anteriores?
Para que o contribuinte não caia na malha fina e esteja sempre em dia com o fisco, é preciso que a declaração seja feita no ano em questão. Por exemplo, as pessoas que precisarem entregar o documento em 2023, devem inserir os dados do ano anterior.
Entretanto, caso não haja a entrega documentação o contribuinte precisa regularizar os valores e pagar as multas.
As informações dos anos anteriores precisam ser citadas na declaração de Imposto de Renda somente em casos em que ou ver um saque acima de R$ 40.000 ou se o declarante esteja inserido nas regras estabelecidas pela Receita Federal.
É preciso informar saque-aniversário do FGTS no IR?
O saque aniversário é uma forma de acesso ao FGTS. Mediante ao pedido prévio, o contribuinte pode sacar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no mês de aniversário.
Porém, o que poucas pessoas sabem, é que as pessoas que declaram Imposto de Renda, precisam inserir o Saque de Aniversário na declaração.
Em caso de o contribuinte ter entregue o documento sem a inserção dessa informação, é necessário que realize a declaração chamada de retificadora a fim de incluir os dados e estar em dia com a Receita Federal.
Vale lembrar que o fisco pode pedir explicação sobre este valor dentro de um prazo equivalente a cinco anos. É de suma importância inserir os dados de saque do FGTS junto a declaração do Imposto de Renda.
O principal motivo é pelo fato de que o valor do Fundo de Garantia explique sobre uma variação patrimonial do contribuinte, principalmente nos casos em que a o saque do FGTS para quitar financiamentos imobiliários amortizar débitos pendentes.
Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?
Para realizar a declaração, é preciso inserir todos os dados pedidos no programa da Receita Federal. Vale lembrar também que as informações referente ao FGTS precisão ser listados na aba correspondente. Veja a seguir o passo a passo:
- Acesse o portal do programa da Receita Federal clicando aqui;
- Vá para a ficha de rendimentos isentos e não tributáveis;
- Clique em novo e escolha o item de número 4.
É importante lembrar que no momento da inserção dos dados no IR, o declarante deve informar o CNPJ da fonte pagadora o nome da fonte pagadora e o valor utilizado é resgatado.
✓ Veja mais detalhes na hora de declarar:
- Diferença entre Dependente e Alimentando no Imposto de Renda 2023
- Como Declarar Imposto de Renda Fora do País em 2023
A fonte pagadora responsável pelo FGTS da Caixa Econômica Federal. o CNPJ que precisa ser incluído no documento e: 00. 360. 305/ 0001- 04.
Para mais detalhes sobre como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023, continue acompanhando este Portal.