Como Declarar Saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?

Muitas pessoas tem dúvidas de como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023. Por conta disso, separamos informações sobre como realizar o procedimento, inserir as informações e a melhor forma de como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023.

publicidade
"Como

É obrigatório declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?

Muitas pessoas têm dúvidas sobre a obrigatoriedade de declaração do Saque do FGTS junto ao Imposto de RendaÉ importante lembrar que a Receita Federal só exige que o valor seja inserido na declaração caso o contribuinte esteja entre o grupo que precisa declarar o tributo.

Isto é, o órgão informa que é necessário haver a declaração em duas situações: se o valor do saque ultrapassar os R$ 40.000 ou se o contribuinte estiver inserido no público alvo.

publicidade

✓ Veja também:

A principal explicação é pelo fato de que o saque do FGTS em sua grande maioria é isento de declaração, exceto nas situações explicadas acima. Veja a seguir as informações e saiba como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023.

publicidade
Imagem: Pixabay

Precisa declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023 de anos anteriores?

Para que o contribuinte não caia na malha fina e esteja sempre em dia com o fisco, é preciso que a declaração seja feita no ano em questão. Por exemplo, as pessoas que precisarem entregar o documento em 2023, devem inserir os dados do ano anterior.

Entretanto, caso não haja a entrega documentação o contribuinte precisa regularizar os valores e pagar as multas.

publicidade

As informações dos anos anteriores precisam ser citadas na declaração de Imposto de Renda somente em casos em que  ou ver um saque acima de R$ 40.000 ou se o declarante esteja inserido nas regras estabelecidas pela Receita Federal.

Como Declarar Saques do FGTS no Imposto de Renda 2023
Imagem: Pexels

É preciso informar saque-aniversário do FGTS no IR?

O saque aniversário é uma forma de acesso ao FGTS. Mediante ao pedido prévio, o contribuinte pode sacar o valor do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço no mês de aniversário.

publicidade

Porém, o que poucas pessoas sabem, é que as pessoas que declaram Imposto de Renda, precisam inserir o Saque de Aniversário na declaração.

Em caso de o contribuinte ter entregue o documento sem a inserção dessa informação, é necessário que realize a declaração chamada de retificadora a fim de incluir os dados e estar em dia com a Receita Federal.

Vale lembrar que o fisco pode pedir explicação sobre este valor dentro de um prazo equivalente a cinco anos. É de suma importância inserir os dados de saque do FGTS junto a declaração do Imposto de Renda.

publicidade

O principal motivo é pelo fato de que o valor do Fundo de Garantia explique sobre uma variação patrimonial do contribuinte, principalmente nos casos em que a o saque do FGTS para quitar financiamentos imobiliários amortizar débitos pendentes.


Como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?

Para realizar a declaração, é preciso inserir todos os dados pedidos no programa da Receita Federal. Vale lembrar também que as informações referente ao FGTS precisão ser listados na aba correspondente. Veja a seguir o passo a passo:

  •  Acesse o portal do programa da Receita Federal clicando aqui;
publicidade
Imagem: Receita Federal
  •  Vá para a ficha de rendimentos isentos e não tributáveis;
  •  Clique em novo e escolha o item de número 4.

É importante lembrar que no momento da inserção dos dados no IR, o declarante deve informar o CNPJ da fonte pagadora o nome da fonte pagadora e o valor utilizado é resgatado.

publicidade

✓ Veja mais detalhes na hora de declarar:

A fonte pagadora responsável pelo FGTS da Caixa Econômica Federal. o CNPJ que precisa ser  incluído no documento e: 00. 360. 305/ 0001- 04.

publicidade

Para mais detalhes sobre como declarar saques do FGTS no Imposto de Renda 2023,  continue acompanhando este Portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Declarar Saques do FGTS no Imposto de Renda 2023?

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.