O extrato IR 2023 foi LIBERADO! Assim, os brasileiros que já realizaram a declaração do Imposto de Renda podem acessar os dados informados, além de garantir o extrato atual. Portanto, a declaração do IR 2023 é uma obrigação legal aos brasileiros que deverá ser realizada. Confira como acessar o extrato IR 2023.
Extrato IR 2023
A temporada de imposto de renda pessoal de 2023 já começou, com prazos de declaração de 15 de março a 31 de maio. Assim, a Receita Federal aceitará as declarações até a data limite de 31 de maio.
Antes disso, o prazo para as empresas fornecerem aos funcionários informações sobre os rendimentos de 2022 correu até o dia 28 de fevereiro. Portanto, com os documentos em mãos, os brasileiros se veem obrigados à declarar.
Até agora, bancos e corretoras tinham que creditar receitas aos investidores. Esse arquivamento é necessário para arquivar as declarações de imposto de renda de 2023.
- Veja todas as informações sobre o IR 2023 clicando aqui!
- Não quer pagar Imposto de Renda? COMPROVE esta condição e fique liberado!
O processo pode ser simplificado e fortalecido antes da liberação da receita federal. Ou seja, a cada ano, o Fisco Federal se movimenta para garantir que os brasileiros tenham acesso à Receita de forma simplificada.
As pesquisas de documentos costumam ser o maior atraso no processo de armazenamento de arquivos. Assim, é necessário que antes mesmo do prazo inicial da declaração, os brasileiros conheçam os documentos necessários.
Desta forma, o Imposto de Renda 2023 elaborou uma lista rápida e eficiente para quem ainda não realizou a declaração do Imposto de Rende e deseja o fazer nos próximos dias.
Assim, realize sua obrigação junto do Fisco Federal e se veja livre da obrigação de declarar o Imposto de Renda 2023. Confira abaixo a lista dos documentos à declaração do IR:
- Documentos Pessoais: RG, CPF, Título de Eleitor e Certidão de Nascimento;
- Declaração 2021/2022: é necessário possuir a cópia da declaração realizada no ano anterior.
- Dados Bancários: Informe dados de sua conta bancária (número da conta, chave PIX e outros dados). Assim, as informações garantem o recebimento da restituição.
Isso sim é mordida do Leão! Conheça as piores multas do Imposto de Renda
Como tirar o extrato IR?
Para os brasileiros ainda em dúvida, acesse o link e verifique os demais documentos necessários para comprovação de despesas, lucros e investimentos realizados no ano de 2022.
Para os declarantes que já realizaram a declaração do Imposto de Renda 2023, o extrato IR 2023 já está disponível. Portanto, é crucial saber o passo a passo de acesso ao documento.
- Passo 1: O extrato IR 2023 está disponível única e exclusivamente no site do Governo Federal. Assim, acesso o APLICATIVO MEU INSS, ou o site direto no navegador da internet. Não insira informações em sites desconhecidos pela internet. Para efetuar login, acesse link.
- Passo 2: O login é realizado após a introdução dos dados pessoais (CPF), e da senha utilizada pelo usuário quando a conta foi criada no site do Gov.br. Insira seu CPF e senha para entrar no site (acesse o link).
- Passo 3: Após inserir os documentos e dados de forma correta, basta clicar o ícone “Login” e acessar a página do INSS pelo navegador do seu computador. No entanto, em casos de usuários que desejam efetuar o acesso à declaração e ao extrato pelo APP, o passo é o mesmo, bastante inserir os dados de login da conta.
- Passo 4: Já logado na página do Gov.br, procure pelo ícone “Outros Serviços” e click no botão disponibilizado.
- Passo 5: Informe o ano da declaração em que você deseja consultar o Imposto de Renda. Visualize o relatório e imprima o extrato IR 2023 se preferir.
Assim, caso suas dúvidas não tenham sido sanadas através do texto, a Receita Federal disponibilizou um vídeo através do YouTube com o passo a passo completo para acesso à declaração.
- Confira as informações sobre o Imposto de Renda para quem tem filhos!