IRPJ 2023: Declaração do Imposto de Renda Pessoa Jurídica

O IRPJ 2023 é um dos impostos que precisam ser declarados por um grupo seleto. Por conta disso, verificamos as informações mais importantes e separamos esclarecimentos sobre como declarar o IRPJ 2023, como preencher corretamente e quais são as regras da declaração. Acompanhe abaixo.

publicidade
IRPJ 2023
IRPJ 2023

O que é IRPJ?

Ao contrário do IRPF, o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica é o tributo federal que deve ser pago por empresas que tenham CNPJ ativo. Ele tem regras próprias e é necessário realizar o preenchimento da declaração junto à Receita Federal.

publicidade

Para realização do cálculo, são atribuídas percentuais ou alíquotas que variam a depender de cada caso. A forma de apuração do IRPJ fica à escolha do responsável podendo ser de forma anual trimestral ou mensal. 

O regime tributário de empresa determina onde é excedido o imposto podendo ser sobre o lucro ou sobre o faturamento. Veja a seguir mais detalhes e saiba quem precisa realizar a declaração do IRPJ 2023.


Quem precisa declarar IRPJ 2023?

Como mencionado acima, todas as empresas que têm o CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo precisam fazer a declaração de IRPJ 2023.

publicidade

O recebimento de lucro durante o período da atividade empresarial, também configura como uma das regras para a entrega do documento.

Entretanto, em alguns casos há isenção do pagamento do Imposto de Renda. A exceção serve para organizações de ordem cultural, científica ou filantrópica.

✓ Veja mais informações sobre o Imposto de Renda 2023:

publicidade

IRPJ 2023

As empresas de ordem individual ou jurídica, precisam declarar o IRPJ. Nesse último, são as pessoas físicas com CNPJ ativo que de forma própria ocupam loteamentos, condomínios, terrenos, exercem atividade e têm faturamento e lucros pela prestação de serviços.

Já as pessoas jurídicas são as empresas públicas ou filiais de sociedade de economia mista ou as SCP, também conhecida como sociedade em conta de participação.

publicidade

Assim como o Imposto de Renda de Pessoa Física, o IRPJ 2023 tem os valores recolhidos para contribuir com programas sociais e auxiliar o crescimento do país como um todo.

Dessa forma, esse tipo de imposto serve para custear desenvolvimento social e melhorar setores de educação e saúde, por exemplo .Saiba como realizar a declaração do IRPJ 2023 de forma fácil e rápida.


Quais as modalidades de tributação do IRPJ 2023?

De acordo com a Receita Federal, há um total de 4 tipos de tributação do IRPJ, são eles: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Real e Lucro Presumido. 

publicidade

O Simples Nacional é a tributação mais fácil, já que os valores e todas as taxas que a empresa precisa pagar, estão inclusas no documento de arrecadação do Simples Nacional.

Apesar de ter o nome de Lucro Arbitrado, as alíquotas dessa tributação estão inseridas sobre a receita bruta. Dessa forma, essa ação incide sobre as empresas que não conseguiram cumprir a entrega das declarações do chamado Lucro Presumido ou Lucro Real.

Um dos principais motivos é a falta de organização da empresa por não ter livro diários, livro inventário ou qualquer documento que comprove o faturamento.

publicidade

✓ Confira os artigos mais buscados sobre o IR 2023:

O Lucro Presumido é o regime de tributação que tem as alíquotas cobradas igual ao Lucro Real. Ele tem como base a receita bruta e pode ser feita por qualquer CNPJ que tenha um lucro de até 78 milhões por ano.

publicidade

Veja a seguir mais detalhes e saiba como preencher a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Jurídica.


Como fazer a declaração do IRPJ 2023?

Segundo especialistas, as empresas que preencheram declarações mais complexas e que não estão inclusas no Simples Nacional, precisam de apoio de contadores. Já o CNPJ no modelo Simples Nacional, também conhecido como MEI, pode entregar a declaração da seguinte forma:

publicidade

IRPJ 2023

  •  Digita o CNPJ;
  •  Clique em continuar e informe sobre o ano;
  •  Coloca informações referentes ao valor da receita bruta;
  •  Informe dados referentes aos funcionários;
  •  Clique em transmitir;
  •  Faça o download da declaração.

 Para mais detalhes sobre o IRPJ 2023, continue acompanhando este Portal.

 

publicidade

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 11

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.