Essas faixas do Imposto de Renda vão te mostrar quanto você vai pagar em 2023!

Quanto vou pagar de IR? Em época de declaração do Imposto de Renda, essa é uma das maiores dúvidas dos brasileiros que declaram o Imposto de Renda todos os anos. Assim, a Imposto de Renda 2023 preparou uma faixa do IR 2023 específica para você saber quanto vou pagar de IR?

publicidade
quanto vou pagar de IR?
Fonte: Reprodução/Freepik

Quanto vou pagar de IR?

Você sabe quanto irá pagar de IR em 2023? Mais importante, você sabe como usar o Formulário de Imposto de Renda Anual para descobrir como declarar sua renda? Você conhece a alíquota do imposto de renda?

O primeiro passo na hora de declarar o Imposto de Renda é compreender a destinação que o dinheiro pago pelo contribuinte. Além disso, saber o que se paga é o primeiro passo à consciência tributária que todo brasileiro precisa ter.

quanto vou pagar de IR?
Fonte: Reprodução/Freepik.

No Brasil, o imposto de renda final é de 27,5%. Considerando os demais países espalhados pelo Globo, o Brasil não se destaca por ser o país de maior cobrança tributária.

No país, há algumas maneiras diversas de pagar impostos:

  1. IRRF: Imposto de Renda Retido na Fonte – Imposto pago pelo trabalhador através do próprio salário, todos os meses, através da CLT.
  2. Carga tributária de Comerciantes e Autônomos: pagos através de carnês ou da própria retenção.

Independentemente da forma de contribuição, o cálculo é feito com base nas faixas de imposto de renda. Assim, para cada faixa de renda, a Receita Federal estabelece um tipo específico de dedução do imposto. Portanto, dependendo da sua escolha, o desconto pode ser maior ou menor.

Fonte: Reprodução/Freepik.

Além disso, a dedução fiscal se você tiver dependentes ocorrerá também. Da mesma forma, algumas despesas, como assistência médica, previdência privada e educação, podem reduzir o valor do imposto devido.

Para todas estas circunstâncias especiais (não incluídas na dedução salarial mensal), existe o Comunicado da Revisão Anual do Imposto sobre o Rendimento da Pessoa Física (DIRPF).

Todos os rendimentos, impostos pagos e despesas incorridas devem ser inseridos aqui para que o sistema de gerenciamento de impostos possa calcular automaticamente se você deve ou deve impostos.


Faixas do Imposto de Renda

De acordo com a Receita Federal, o cálculo IR é baseado em uma escala progressiva. Assim, as alíquotas do imposto de renda são maiores para os brasileiros com maiores salários e renda.

Portanto, as alíquotas e percentuais descontados do salário variam por faixa de renda, razão pela qual a quantia em reais a serem pagas à título de Imposto pode alterar-se de acordo com o declarante.

Assim, imagine a situação de um brasileiro que ganha R$ 1.800,00 e, por sua renda, paga cerca de 7.5% de imposto. No entanto, diferentemente, o brasileiro que recebe R$ 6.200,00 paga 27.5% de impostos sobre o salário.

Para facilitar, analise a tabela do Imposto de Renda de acordo com a Faixa do IR 2023. Assim, para saber ‘quanto vou pagar de IR’, confira a tabela abaixo e resolva suas dúvidas:

quanto vou pagar de IR?
Fonte: Reprodução/Receita Federal

Se aplicarmos apenas os percentuais acima ao salário, a taxa a ser quitada seria enorme. Imagine, então, que as faixas servem para que a cobrança de impostos no Brasil se torne mais adequado à renda dos brasileiros.

Além disso, deve-se ter em mente que o valor da contribuição do INSS é descontado da conta do IR. Portanto, além de não haver a possibilidade de fuga da obrigação, em muitos casos ela ocorre direto na folha de pagamento.

Finalmente, as despesas com alimentação e transporte não são incluídas no cálculo do imposto. Dito isso, não faz sentido pegar um salário bruto e aplicar a ele uma porcentagem de uma de suas faixas de imposto de renda.

Portanto, essas faixas do Imposto de Renda vão te mostrar quanto você vai pagar em 2023. Assim, basta analisar a sua renda mensal e comparar com bases nas faixas de IR para 2023.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1.4 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

publicidade
Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.