Informes de Rendimentos IR 2023: Emitir Extratos e Comprovantes

Os informes de rendimentos IR 2023 é de grande importância para o contribuinte da Receita Federal. Em razão disso, selecionamos detalhes sobre como emitir extratos, realizar comprovantes e como funciona os  informes de rendimentos IR 2023. Confira esclarecimentos.

Informes de rendimentos IR 2023
Informes de rendimentos IR 2023

O que são informes de rendimentos IR 2023

Muitos contribuintes tem dúvidas a respeito da funcionalidade do informe de rendimentos.

Entretanto é importante lembrar que este documento auxilia no processo de declaração do Imposto de Renda já que apresentam as informações relacionados  aos rendimentos do contribuinte.

Este documento pode ser encontrado nos bancos ou em qualquer instituição financeira em que o contribuinte tem conta ou possua bens.Veja a seguir mais detalhes e saiba todas as informações sobre os  os informes de rendimentos IR 2023.

✓ Veja também:


Quais são os tipos de informes de rendimentos?

Os tipos de informe de rendimento são variados. Por isso, separamos uma lista com todos eles. Confira abaixo.

  • Informe de rendimentos do INSS;
  • de rendimentos sigepe;
  • Informe rendimento do Banco;
  • Informe de rendimentos dos investidores.

O INSS libera a documentação referente aos informes aos pensionistas e aposentados. O procedimento acontece online através do portal INSS ou por meio do aplicativo meu INSS.

Imagem: Diário do Nordeste

Contudo as pessoas que desejarem uma atendimento presencial precisão agendar e dirigir-se a agência com os documentos necessários.


Onde retirar o informes de rendimentos IR 2023?

É de responsabilidade do contribuinte ter em mãos todos os informes de rendimentos IR 2023 dos lugares ou instituições financeiras nas quais possua bens, como citado acima.

As gestoras, bancos, corretoras, INSS e empresas em geral são responsáveis pela liberação do documento.

Por mais que os contribuintes podem dirigir-se aos locais para fazer a solicitação dos informes, em sua maioria, a fonte pagadora envia as informações de forma automática.

Imagem: Pixabay

Informe de rendimento para pessoa jurídica

É válido lembrar que a pessoa jurídica também pode receber este documento. É de grande valia pois esclarece sobre a vida financeira da empresa, além de funcionar como uma revisão tributária.

Na Receita Federal, o nome oficial do informe de rendimentos (pessoa física) é “Comprovante Anual de Rendimentos Pagos e de Retenção de Imposto de Renda na Fonte”. A empresa onde você trabalha, caso seja um funcionário com carteira assinada, é obrigada por lei a enviar seu informe de rendimentos antes do início do prazo para a entrega da Declaração do IRPF.

No documento, devem constar nome e CNPJ da fonte pagadora — isto é, da empresa ou instituição responsável pelo pagamento dos seus salários —, além do valor total de recebimentos durante o ano anterior e o valor que ficou retido na fonte.

Fonte: Tecnoblog

As empresas que tenham realizado pagamentos de rendimentos que estão sujeitos a retenção na fonte do IR podem gerar este documento. Sendo assim, a empresa tem um ano para fazer a entrega aos contribuintes.

Em sua maioria, o prazo obedecido é o disponibilizado pela Receita Federal. Como o procedimento é necessário e a fim de evitar que o contribuinte caia na malha fina, o informe de rendimentos precisam constar todas as transações do ano anterior.

✓ Veja mais detalhes para declarar o IR da forma correta:


Como emitir extratos e comprovantes?

Os contribuintes do INSS que desejam ter acesso ao extrato ou comprovante dos informes de rendimentos IR 2023 pode seguir o passo a passo abaixo:

Imagem: Portal INSS
  • Insira o login e senha;
  • Clique para acessar informes de rendimentos;
  • Clique em imprimir
  • E tenha as informações em PDF.

O procedimento acima é para as pessoas aposentadas ou pensionistas e também pode ser efetuado pelo celular.

Por fim, para mais detalhes sobre os informes de rendimentos IR 2023, continue acompanhando este portal.

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Informes de Rendimentos IR 2023: Emitir Extratos e Comprovantes

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.