Como Retificar Declaração do Imposto de Renda 2023? Veja aqui!

Muitos contribuintes tem dúvidas e se perguntam: como retificar declaração do Imposto de Renda 2023? Se esse for seu questionamento, trouxemos os principais pontos sobre como você pode resolver este problema. Veja o passo a passo de como retificar declaração do Imposto de Renda 2023.

Como retificar declaração do Imposto de Renda 2023?
Como retificar declaração do Imposto de Renda 2023?

O que significa retificação da declaração do Imposto de Renda?

A principal função da retificação da declaração do IR é corrigir erros. Muitas vezes, os contribuintes não visualizam as informações antes da entrega da declaração e enviam o documento ao órgão com erro. Sendo assim, a declaração retificadora faz parte do processo de correção.

Outro principal motivo é quando o documento cai na malha fina, obrigatoriamente o contribuinte precisa realizar a declaração e verificar quais foram os erros de percurso.

O que poucas pessoas sabem é que o documento tem a mesma importância que a declaração original,  visto que contém os mesmos dados inseridos anteriormente, salvo pelas informações adicionadas e obrigatoriamente corrigidas.

Desse modo é importante lembrar que o processo de retificação pode ser iniciado após a entrega da declaração e depois que o número de recibo for enviado ao contribuinte.

✓ Veja também:

Imagem: Portal UOL

Uma dica importante dos especialistas é que as declarações sejam previamente corrigidas e analisados antes do envio para evitar todo o processo de retificação.

O procedimento é feito através do Portal da Receita Federal ou por meio do aplicativo Meu Imposto de Renda. Veja a seguir mais informações e responda a seguinte pergunta: como retificar declaração do Imposto de Renda 2023?


Tem multa para retificar o IRPF?

Primeiramente é importante entender quando de fato o contribuinte pode precisar pagar multas após entrega da declaração. A retificação em si não gera multa.

Entretanto, caso o contribuinte caia na malha fina por omissão de rendimentos ou por falta de comprovação das deduções pode ser necessário a realização de um pagamento estabelecido pelo fisco. 

Como mencionado acima a declaração Retificadora tem total importância já que substitui de forma integral o documento enviado anteriormente.

✓ Veja mais detalhes sobre o IR:


Até quando posso retificar o Imposto de Renda 2023?

Muitas pessoas têm dúvidas em relação ao prazo em que precisa entregar a declaração retificadora. Vale lembrar que o prazo máximo é de até 5 anos desde que o contribuinte não tenha sido notificado pela Receita Federal para que realize a correção dos dados informados.

Imagem: Diário do Nordeste

Veja a seguir mais detalhes  e responda à pergunta: como retificar declaração do Imposto de Renda 2023?


Como retificar declaração do Imposto de Renda 2023?

Para realizar a retificação da declaração de Imposto de Renda o contribuinte pode escolher três formas para correção:

  •  Por meio do Portal da Receita Federal;
  •  Através do aplicativo meu imposto de renda;
  •  Por meio do portal e-cac.

Através do portal E-cac, o contribuinte pode inserir os dados desde que tenha conta vinculada ao Portal do Governo Federal e tenha nível de acesso como prata ou ouro.

É importante se atentar também ao ano do programa em que será inserido as informações da declaração retificadora. Por exemplo, se a retificação for para um documento do ano de 2023 o programa precisa ser compatível com prazo. Siga o passo a passo abaixo:

Imagem: Receita Federal
  • Vá para meu Imposto de Renda;
  • Escolha o tipo de declaração que deseja realizar;
  • Informe o número de recibo da declaração prévia ou da retificadora anterior;
Imagem: R7
  • Insira os dados pedidos.

Vale lembrar que caso o contribuinte escolha por abrir a declaração retificadora anterior todos os dados ficaram inseridos, o que facilita o preenchimento ou a correção das informações que estejam incorretas.

Para mais detalhes e informações continue acompanhando este site. 

Este artigo foi útil? AVALIE

Avaliação média:
Total de Votos:

Como Retificar Declaração do Imposto de Renda 2023? Veja aqui!

Edu Fagundes
Edu Fagundes é formado em Ciências Contábeis e atua como produtor de conteúdo otimizado para web desde 2015. Sua missão é pesquisar, reunir e compartilhar informações atualizadas e confiáveis sobre o Imposto de Renda, para facilitar a vida dos nossos leitores.